Craftices: Sal, Pimenta, Cravo e Canela

Há algum tempo eu comprei esse porta-condimentos.  De plástico.  No início do nosso relacionamento, tudo foi uma maravilha, ele girava para todos os lados e seus potinhos me mostravam o que eu tinha em casa para temperar as comidinhas.

Ah, o amor...

Até que um dia nós começamos a nos estranhar.  Os potinhos já não mais ficavam fixos e alguns começaram a rachar.  E aí nosso caso de amor começou a amargar, a azedar.

Fui do amor ao medo e ao ódio, porque eu tinha medo de pegar alguma coisa e esparramar tudo na pia, no fogão e no chão, como já havia acontecido algumas vezes.  Esse porta-condimentos me aprontou muitas.  Começou a me irritar profundamente e com o tempo foi me mostrando o quão safado, cachorro e sem vergonha ele era.  Além de muito vagaba.

Um dia eu disse: Basta! Chega, é o fim, porque ele já não era mais um porta-condimentos, era uma ratoeira armada, à espera dos meus dedos.  Ele era bonitinho, mas ordinário.

M-o-r-r-a!

E aí que passando numa loja que vende essências e vidros para perfumes, me deparei com uma  garrafinha dessas aí embaixo.  Isso faz muito, muito tempo (lembra, Carina?)


Achei que seria interessante fazer um porta-condimentos do meu jeito, de forma que ele se comportasse direitinho, ao invés de ficar me ameaçando e enchendo meu coração de ódio.

Comprei essa caixinha em MDF, pintei, envernizei e colei 1 barrinha de cada lado.  Como eu só encontrei 2 faixas dessa barrinha e como não dava para envolver a caixa toda, com os pedacinhos que sobraram resolvi cortar alguns dos desenhos e colar no lado das alças da caixa.  Passei cola de decoupagem  por cima das barrinhas e colei um pedaço de feltro embaixo.




Essa caixa comporta 18 garrafinhas desse tamanho, então, como eu não sou nenhum pouco exagerada, fiz 16 garrafinhas de temperos variados.  Ainda têm 2 garrafinhas esperando temperos, que eu nem sei mais quais eu vou colocar.



Eu sei que é meio óbvio, mas não custa nada comentar: algumas garrafinhas têm mais tempero que outras e é proposital, porque eu coloquei mais dos que são usados dos que não são, já que não é todo dia que a gente usa páprica ou curry, por exemplo.  Dessa forma, os temperos menos usados vão mais rápido e não saem da validade. Além disso, por ser de vidro a garrafinha mantém o aroma por muito mais tempo.





Os temperos são:

01. Pimenta do Reino em grão
02. Bicarbonato de Sódio
03. Pimenta Branca moída
04. Páprica
05. Cravo
06. Canela em pó
07. Canela em pau
08. Orégano
09. Alecrim
10. Cominho
11. Curry
12. Ervas Finas
13. Nós Moscada em pó
14. Tempero Misto
15. Pimenta Malagueta (do pé, tá)
16. Louro moído

As etiquetas são daqui (tem link na lateral também). É só inserir os nomes, imprimir, cortar e colar.  Eu não colei  direto na garrafinha,  passei um contact transparente em cima, para proteger as etiquetas da umidade.  Eu imprimi em papel couchê 115gr. e ficou bem legal.

O outro porta-condimentos? Já era. Foi-se, porque eu nem quis aproveitar nada dele!

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Anônimo9/14/2012

    Lu e suas belezuras

    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Beijocas mil, Vivi! :g

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro essas coisas artesanais que você faz. Se a gente morasse perto, ia adorar aprender com você. Beijo

    ResponderExcluir
  4. Pois é, né, Dona Moça. Estou aguardando as suas artices também!

    Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!