This is (not) Sparta!!!


E seguem as siglas.

A sigla H.P.P. foi inventada por mim mesma, só para ficar estiloso.  H.P.P. significa Hipospadia, uma má formação congênita dos órgãos sexuais.  No meu entendimento, a leitura feita na ultrassonografia, aos 4 meses de gravidez, que indicou ser o bebê uma menina foi por conta dessa má formação. Quando a criança é portadora de Hipospadia, o seu órgão genital fica “preso” por baixo e então a distinção entre menino ou menina fica prejudicada.

Há vários níveis de Hipospadia: Distal, Média ou Proximal.  Quanto mais próxima do saquinho – Proximal - maior o grau de dificuldade, pois o canal da uretra é mais curto.  A Hipospadia só se resolve com cirurgia, pois se não operar, o menino vai ter que fazer xixi sentado, o que acarreta, na maioria das vezes, um impacto psicológico irreversível, não somente pelo constrangimento de não poder fazer xixi em pé, mas também por molhar a roupa toda. Portanto, quanto mais cedo operar, melhor, sendo a idade ideal entre 12 e 18 meses, pois a criança ainda não aprendeu a fazer xixi sozinha e ainda está nas fraldas.

Dependendo do grau da Hipospadia, às vezes são necessárias mais que 3 cirurgias, sem exageros. Felizmente, com os avanços tecnológicos e de procedimentos cirúrgicos, em muitos casos uma cirurgia só resolve. Graças a Deus por Davi ter nascido no século XXI, pois eu li em algum lugar que, em algum ponto da história da humanidade, a solução encontrada para os meninos portadores de Hipospadia era a faca! Sim, dileto leitor e leitora, cortavam o “mal”, literalmente. Portanto, você, que fica elocubrando a respeito de “tamanho”, vá procurar o que fazer e trate de deletar aqueles spams  do tipo “enlarge your penis”, porque poderia ter sido pior, ok?

O grau da Hipospadia do Davi está entre o Médio e Proximal, ou seja, não é lá um grau muito simpático, digamos assim. Mas, de acordo com o *Dr. Martinelli, Davi deverá ser operado no próximo ano, por volta de abril ou maio, e talvez de  uma vez só. O “primeiro tempo” da Hipospadia do Davi já foi realizado, por ocasião da cirurgia das hérnias, mas isso já é assunto a próxima sigla/post, se você ainda tive paciência para ler.


Ah, sim, a incidência de Hipospadia é de 1:300. Ou seja, para cada 300 meninos nascidos, 1 tem Hipospadia.  Davi não é de Esparta, mas é um entre os 300!


*Dr. Harold M. Martinelli é o cirurgião pediatra que operou e irá operar o Davi.  Um homem grandão, mas com mãos de pluma.
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Lu, show to ador ando o seu blog parabens amiga sinceramente nao sei pq vc estar perdendo tempo, podendo trabalhar em uma coluna de revista tipo Marie Claire, e bla, bla , bla vc é otima escritora. Só não recebia que vc tinha passados por todas essas situações, MÃE GUERREIRA, agora parando de baboseira ! Vc não é ivete pra esconder o Davi da gente, mostra logo as fotos dele

    ResponderExcluir
  2. Pensa bem, ele poderia ter nascido Xerxes, ou o que seria bem pior, o Rodrigo Santoro !!! :-p

    ResponderExcluir
  3. Enche o blog de fotos, Lu!

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, eu acho que não teria estrutura para ver Davi usando aquela sunguinha e todo besuntado de doIrado!

    Deus sabe o que faz!

    Jardim,

    Depois eu te conto!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/12/2012

    Olá,fiquei emocionada com esse blog pois estou passando por um caso semelhante na familia e por coincidencia ou nao o nome do bebe tb é Davi.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Anônimo(a),

    Esse blog foi uma das maneiras que eu encontrei para não pirar, sabe, porque, como vc vai ver, o processo é muito longo e também cansativo. Mas acho que no final dá tudo certo. Até lá, muita água rola embaixo da ponte.

    Um abraço. :a

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7/05/2012

    Olá, correu tudo bem com a cirurgia? Você recomenda o Dr. Martinelli? Ele vai fazer a cirurgia de hidrocele e fimose de meu filho de 3 anos.

    ResponderExcluir
  8. Olá, na cirurgia para a construção do canal da uretra abriu-se uma fístula - e esses processos eu conto tudo aqui :g. Porque, diferente da hidrocele ou fimose, a hipospádia tem várias etapas.

    Eu sou suspeitíssima de recomendar Dr.Martinelli, porque todo o processo da hipospadia do Davi está sendo feito por ele. Excelente médico, cuida com muito cuidado e carinho das crianas e dos pais.

    Tenha certeza que a cirurgia de hidrocele e a fimose do seu filho serão muito bem feitas, porque a equipe dele é muito boa. E se você quiser, poderá acompanhar para ficar mais calma (rsrsrs). Vai dar tudo certo. Depois você vem aqui e me conta, tá?

    :g

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!